Mudar Idioma
      PRINCIPAL

      AIKIDO

      GOSHIN

      SHOPPING

      CONTATO
ÁREA EXCLUSIVA

                MENU
   
 
        • TOMIKI AIKIDO
 
 
        • JAA
 
 
        • GRANDES MESTRES
 
 
            • Sokaku Takeda
 
 
            • Saigo Tanomo
 
 
            • Morihei Ueshiba
 
 
            • Jigoro Kano
 
 
            • Kenji Tomiki
 
 
            • Koichi Tohei
 
 
            • Gozo Shioda
 
 
            • Fumiaki Shishida
 
 
            • Takeda Soemon
 
 
            • Tetsuro Narlyama
 
 
            • Hideo Ohba
 
 
            • Mikonosuke Kawaishi
 
 
            • Yasuhiro Yamashita
 
 
            • Steven Seagal
 
 
            • Chojun Miyagi
 
 
            • Minoru Mochizuki
 
 
            • Yong-Sul Choi
 
 
            • Shiro Saigo
 
 
            • Karl Edward Gëis
 
   
 
        • COMPETIÇÃO
 
 
        • UNIFORME
 
 
        • ARMAS
 
 
        • AIKIDO NO MUNDO
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
Publicidade

   Sokaku Takeda
Nome: Sokaku Takeda (soke Sokaku Masayoshi Minamoto Takeda).
Nascimento: 10 de outubro de 1860, em Bange, Aizu na prefeitura de Fukushima.
Falecimento: 25 de abril de 1943 no Japão.
Estilo: Daito-ryu Aiki Jujutsu (Oshikiuchi, Kogusoku, Ono Ha Itto-ryu, Yagyu Shinkage-ryu, Yagyu Shigan-ryu, Jikishinkage-ryu, Kyoshin Meichi-ryu, Oomyo do, Hozoin-ryu, etc.).

Histórico: Sokaku Takeda, que reviveu o Daito-ryu Aiki Jujutsu, nasceu em 10 de Outubro de 1860 em Bange, Aizu na prefeitura de Fukushima. Naquele tempo durante os últimos anos do período EDO, o lider do clan Aizu, Katamori Hoshina, executou um importante papel na uião da corte Imperial e o Shogunato Tokugawa em Kyoto. Mas, como um resultado da perda das guerras em Toba e Fushimi, ele foi considerado um insurgente e em 1868 Aizu caiu sobe um ataque de escala completa do novo exército do governo. Muitos jovens Samurai lutaram e puseram um fim trágico as suas vidas.

O temperamento Aizu por toda esta guerra havia sido honrado (praised) por ser simples e honesto, forte e determinado (sturdy), e ter (fortitude), resistência, e lealdade.
Sokaku cresceu em tais circunstâncias. Ele aprendeu Kenjutsu, Bujutsu (bastão), Sumo e daito-ryu de seu pai Sokichi, e também aprendeu Ono Ha Itto-ryu (kenjutsu) de Toma Shibuya. Em 1873, ele se tornou um aprendiz de Kenkichi Sakakibara, um mestre de Jikishinkage-ryu (kenjutsu). Por volta de 1877, ele visitou Shunzo Momonoi, um mestre de Kyoshin Meichi-ryu (kenjutsu) em Osaka. Ele foi tratado como um grande convidado devido a sua apresentação por Sakakibara e por sua própria habilidade. Seu apelido era Aizu no Kotengu (o pequeno demônio/duende deAizu). Ele repitidamente testou suas habilidades contra membros de outras escolas, aperfeiçoando sua técnica e absorvendo todos os tipos de Budo. Seu pai era bm em Bujutsu, particularmente em Sumo, no qual ele tinha o grau de Ozeki. Ele era também educado e dirigia uma escola no templo de Saikoji. Ele esperava que Sokaku pudesse continuar seu trabalho com seu irmão mais velho Sokatsu, mas Sokaku não gostava de ler e escrever.

Por volta de 1875, Sokaku e seu pai foram chamados por Chikanori Hoshina, que era um pastor chefe de um santuário Tsuzukobetsu no oeste de Shirakawa, na prefeitora de Fukushima. Sokaku se tornou seu aprendiz. Chikanori Hoshina era de fato Tanomo Chikanori Saigo, um ministro sênior Aizu, tendo mudado seu nome após a guerra Aizu. Chikanori havia aprendido Daito-ryu (Kogusoku) e Onmyodo do avô de Sokaku, Sohemon. Ele era também sucessor do Oshikiuchi, a qual era a arte marcial do clan Aizu por gerações. Ele teve grande influência no jovem Sokaku naquele tempo. Como um resultado da morte de seu irmão mais velho Sokatsu, Sokaku estava para se tornar um pastor (padre) Shintoísta.

As condições certas para um levante por Takamori Saigo estavam próximas, então Sokaku abandonou seu aprendizado e deixou Kyushu para ajudar Saigo em Kagoshima. Ele recebeu uma carta de recomendação para Kenkichi Sakakibara em Tóquio e foi para Osaka para praticar Kenjutsu com Shunzo Momonoi. Quando ele ouviu as noticias que Takamori Saigo levantou um exercito contra o governo, ele apressou seu caminho para Kyushu. No entanto, ele falhou em unir-se ao exercito de Saigo e a guerra chegou ao fim. Durante este tempo ele derrotou um mestre de Okinawa-te (Karate) em Kumamoto com as mãos nuas, e foi enfrentar outros fortes mestres nas ilhas de Okinawa. Na prefeitura de Iwate ele derrotou Kohemon Nozaki, que era um mestre de Yagyu Shingan-ryu (jujutsu).
Em 1879, Sokaku viveu como um convidado em uma escola de Yari (lança) em Kumamoto em Kyushu. Lá ele deu aulas de Yari porque ele havia aprendido com seu pai. Ele gostava especialmente de lutar com lança por causa das técnicas de Tsuki.
Em Junho de 1878, Chikanori Hoshina deixou seu posto como pastor chefe do santuário Tsuzukobetsu e se tornou um pastor do santuário Nikko Toshogu em Fevereiro de 1880. Em Agosto de 1880, Sokaku foi chamado por ele e começou a aprender Oshikiuchi e Daito-ryu enquanto trabalhava no templo, ele também treinou sua mente no monte Futara e outros locais. Sokaku era um mestre em Bujutsu mas, não percebeu quando Chikanori o surpreendeu por trás e o repreendeu, “Não seja tão descuidado!”. Então após diligente treinamento sua mente e corpo, Sokaku começou uma busca por mais treinamento.

Sokaku Takeda deixou listas de seus discípulos chamadas Eimeiroku. Muitas celebridades do seu tempo tais como Ministros, oficiais comissionados, juízes e chefes de polícia estão listados; este fato sozinho sugere que a habilidade de Sokaku era extraordinária.
“A habilidade de experto de Sokaku Takeda nos seus últimos setenta anos era para ser admirada. Por exemplo, ele passava uma espada da mão direita para a esquerda em um instante, e girava (brandia) uma espada real com velocidade invisível, parando perto a apenas uma polegada da minha cabeça. Isto causava um terrível som de estalo (estouro) no ar. Ele sempre mantinha a distância correta com o lado esquerdo do corpo à frente. Além disso, ele sempre instruiu-nos com uma espada real.”
(ditado por Takuma Hisa, 27 de Maio de 1978).
Em 1898, Sokaku visitou o santuário Reizan em Date e encontrou Chikanori Hoshina, que era pastor líder naquele tempo. Chikanori estava feliz por outro encontro, e instruiu Sokaku em Oshikiuchi e Daito-ryu (Kogusoku). Ele persuadiu Sokaku a ser o sucessor para o ensinamento destas artes secretas, as quais haviam sido deixadas para o Clãn Aizu. Naquele tempo, Chikanori escreveu o seguinte poema japonês no Eimeiroku:

"Quando um homem anda contra o fluxo de um rio.
Ele não deixa traços (rastro, sinais) na água.
Pessoas não podem ir contra a direção (tendência) dos tempos."

Isto explica o desejo de Chikanori para Sokaku transmitir o Daito-ryu para a posteridade, porque já estavam para trás os tempos para usar espadas. Após isso, Sokaku viajou por todo o país como instrutor de duas escolas de artes marciais, Daito-ryu Aiki jujutsu e Ono ha Itto-ryu. Sokaku transmitiu os ensinamentos em Aomori até sua morte em 1943.

Texto baseado nas informações contidas no livro:
AIKIDO: Tradition And The Competitive Edge
Uso autorizado pelos autores:
Fumiaki Shishida e Tetsuro Nariyama

VOLTAR   
Publicidade

LA.net Copyright © 2005 - 2025